sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Restauração, pintura e prevenção de descasques


Coisas que mais cedo ou mais tarde preocupam a todos os colecionadores : Os descasques, manchas, ferrugem. O objetivo desse tutorial não é tratar de customizações e licenças artísticas, mas sim possibilitar o que eu considero a restauração e a manutenção dos cloth, objetivando chegar-se num estado aproximado da coloração original, com uma pintura uniforme.


Exemplo de um resultado esperado :
  



Como a maioria de vocês sabe, a pintura das armaduras da bandai possui dois níveis:

  1. Uma primeira camada cromada, de prata e a 

  2. cor dominante por cima do cromado


O descasque normalmente Começa assim :
E se nada for feito, pode vir a se alastrar e causar descasque no cromado, expondo o metal ou o plástico, o que dificulta a restauração, mas mesmo assim, há alternativas.


Antes de tudo, vamos à parte material. 


Recomendo comprar antes de começar tudo :

  • 2 ou 3 pincéis macios pequenos, tamanho 8 a 15.
  • Solvente , para limpar os pinceis e remover tinta
  • Verniz vitral (da marca acrilex preferencialmente) - Normalmente eu sempre mantenho no estoque algumas cores variadas, e é difícil resolver um problema com uma cor só, a regra é que basicamente é difícil achar a cor exata do seu cloth, então sempre tente encontrar uma mistura. Cores básicas para começar são : Incolor 500, Amarelo Ouro 505, Amarelo Cadmio, Madreperola 592, Laranja 517, Preto 520, Cinza Lunar 574... Mas isso depende bastante do cloth em questão, lógico que nenhuma dessas vai resolver um Shiryu v1 , por exemplo, mas como o objetivo é só dar um tutorial básico sobre pintura, deixo as cores para depois.
  • Eu também recomendo usar uma pinça para não estragar as pinturas depois de terminadas, mas cuidado para não arranhar.


O primeiro passo é determinar se o arranhão atingiu o cromado, ou se só saiu a primeira camada de tinta. Como a foto inicial do descasque da fivela do Poseidon Roe , no começo. 
O Segundo é procurar as cores certas,e preparar o ambiente de trabalho. Eu prefiro pintar dentro de casa, com a janela fechada, sob a luz do abajur, facilita porque o verniz não seca nem muito rápido , nem muito devagar, mas cuidado para não respirar o solvente.



Vou usar o exemplo de um Appendix de Escorpião que comprei, veio praticamente todo descascado, eu já comprei sabendo. Como alternativas para as cores eu utilizei : Amarelo Ouro , Amarelo Cadmio , Incolor, Laranja 517 *para as partes de contornos e detalhes avermelhados) e um pouco de madreperola misturado para dar um brilho a mais. 




Aqui está a linha de produção




  • Primeiro eu procedi a misturar algumas das cores, e ir pintando por cima de um pedaço de aluminio ( pode ser um cd, ou qualquer outra coisa) Para determinar quais as cores que eu teria como resultado no cloth ( as cores presentes na armadura também interferem no resultado final).
  • Segundo, limpei as partes que eu queria pintar, com um pano úmido, com um pouco de nada de sabão neutro, e deixei secar por 5 minutos antes de pintar.
  • Terceiro separei bem as peças para não "melecar" nada e ter que pintar de novo : lembre-se, o objetivo é restaurar, portanto busco sempre manter camadas finas de verniz, de modo que fico imperceptível a restauração, no máximo 2 mãos ! bem espalhadas, para não ficar grosseiro.
  • A pintura em si é uma questão de paciência, tendo escolhido as cores, não se desespere, se aparecerem bolhinhas nas primeiras pinceladas, se estiver pintando sob uma luz média, à tendencia é que o verniz escorra um pouco, e fique uniforme, paciência é a alma do negócio.
  • Não pinte as partes da armadura montada no cloth, sob hipótese nenhuma! O material do cloth é diferente.
  • Não pinte as partes de dentro da armadura, pode manchar o corpo do cloth

    Microbolhas como essas da foto são comuns nas primeiras pinceladas, e também se você exagerar, mas tenha calma, mesmo que não fique perfeito na primeira pincelada, tente deixar uniforme, com uma fina camada, e passe para outra peça, deixe ela descansar por uns 5 à 15 minutos ( tente deixar a peça numa superfície, não pinte na mão, para não arranhar e não estragar a pintura com os dedos !)


Tentem pintar numa ordem , com parcimônia, para não exagerar muito em nenhuma parte, passe uma camada uniforme, e vá para outra peça, espere a primeira secar um pouco, lembre-se , duas camadas finas ficam com um aspecto muito melhor que várias. 
Deixe secar um pouco sob a luz antes de continuar, até para o verniz escorrer e não estragar os detalhes e adornos.




Quando estiver quase seca a primeira camada, passe uma segunda bem mais breve, só para ter certeza que o verniz cobriu toda a superfície.





Pronto, depois de seco, desligue a fonte de luz e deixe o verniz passar umas 12 horas antes de vestir no corpo do cloth : 


11 comentários:

  1. parabens maninhu o/ apoiado a iniciativa (>^^)./
    conte com o apoio de nossa loja virtual!!!

    ResponderExcluir
  2. qual seria a cor certa para a peça do abdomen do Aiolos EX?

    ResponderExcluir
  3. cara, que coisa mais chata, você roubou o meu tutorial, do CMB e do CMR ( clothmythrevolution , e ainda tentou passar como sendo seu?

    ResponderExcluir
  4. Você teria a combinação de tinta para a Marin de Águia

    ResponderExcluir
  5. Cara,Me Ajuda,Preciso Restaurar O Meu Valentine De Harpia,Mas Não Sei Qual A Cor Do Verniz Q Uso.Se Puder Ajudar Te agradeço

    ResponderExcluir
  6. Eu queria restaura a ponta do elmo V3 do Shiryu, tá quase todo descascado e claramente é um dourado diferente das armaduras de ferro, já que essa ponta é de plástico e tudo mais. Tem mais ou menos como me indicar uns tons para combinar e formar aquele dourado meio amarelado? E a marca e tipo de tinta...

    ResponderExcluir
  7. Por gentileza, queria restaurar o elmo de seyia v2 que descascou! Ficou so no plastico...qual seria a tinta mais apropriada ou cor que aproxima mais com a original da Bandai? Grato!

    ResponderExcluir
  8. rapaz, queria restaurar o elmo do seyia v2, pois descascou a tinta. qual seria a cor mais proxima do plastico? Grato!

    ResponderExcluir
  9. Amigo vc me ajudaria com a peça do siagfrild de asgard v1 bandai meu as peças do ombro as 2 são de plástico e já era aí descasquei ele todo para poder pintar mais não sei como vc me ajuda ?

    ResponderExcluir
  10. Amigo vc me ajudaria com a peça do siagfrild de asgard v1 bandai meu as peças do ombro as 2 são de plástico e já era aí descasquei ele todo para poder pintar mais não sei como vc me ajuda ? 12 997933371

    ResponderExcluir