terça-feira, 30 de outubro de 2012

Relógio do Santuário


Amigos, como forma de agradecer a excelente receptividade que estou tendo como usuário novo aqui no fórum, eu resolvi preparar um tutorial inédito para esta seção.
Como o título sugere, estou falando de um tutorial que ensina a fazer o seu próprio relógio do Santuário, feito de Papercraft.

Para alguns, papercraft pode soar um tanto pobre, mas realmente o trabalho criado pelo Moustagua (equipe francesa que criou este papercraft) merece a atenção de todos. No site dos caras você encontra todas as pandora boxes, muitas colunas diferentes, partes de cenários como o relógio deste tutorial, o Odin ou a própria estátua da Athena. Enfim, vale a visita.

Sobre o mundo do papercraft, para quem não sabe, papercraft nada mais é do que uma dobradura que depende na maioria dos casos de tesoura e cola. Para este tutorial, você precisará de:

1) Fazer o download do arquivo PDF do relógio no site do Moustagua (http://www.pharaonwebsite.com/)

2) Imprimir as 18 páginas do PDF em uma impressora à laser usando um papel couchê 180g;

Vale lembrar que você pode imprimir como quiser o seu relógio. Acontece que eu faço papercrafts há quase 10 anos. E ao longo de todo esse tempo descobri que o mais sensato é usar o material que eu cito acima. Já tentei imprimir em folha slfite normal e colar em uma segunda folha, mas isso com o tempo destrói o papel; Já tentei usar papel canson, porém com o tempo a parte impressa vai perdendo a cor em todas as dobras do objeto montado.

3) Tesoura (sem ponta, caso você seja um jovem aprendiz a cavaleiro)

4) Cola-quente

Sobre a cola, vale a mesma dica que eu dei. Já usei cola branca e ela solta com o tempo; já usei cola em bastão, mas é uma porcaria para papel couché; já usei muita super bonder, mas além de colar todos os dedos (sempre) a figura quase sempre acaba se danificando de alguma forma (principalmente nas partes minúsculas de cola). Por isso que eu recomendo a cola-quente. É mais trabalhoso, você vai esquentar os dedos, você precisará ser rápido o bastante pois a cola seca rápido e vira uma verdadeira caca, mas ainda assim vale a pena. O resultado é fantástico!


DICAS BÁSICAS

1) Comece por todas as partes que são maiores e que possuem maiores pontes de cola. Deixe as pequenas partes para o final;

2) Siga direitinho as explicações do PDF. Está tudo em francês, mas nada que o Google Translator pode fazer por você.

3) As bolinhas coloridas que indicam os pontos de cola são realmente para serem seguidas à risca.

4) Fique atento com o tracejado que indica ponto de dobra no objeto. Como diz no PDF, se for uma sequência continua de tracinhos pequenos, signifca que deve ser feita uma dobra para "dentro", ou seja, com a parte do desenho para fora. Caso a sequência seja de tracinhos longos e curtos, a dobra é para "fora", ou seja, como se vc fosse colar uma parte impressa na outra.


===

Para montarmos nosso relógio, eu resolvi dividir o tutorial em algumas partes, de forma que a ordem está de forma crescente de dificuldade, ou seja, é como na batalha das 12 Casas: Os primeiros cavaleiros de ouro são relativamente fáceis. O finalzão dependerá do seu cosmo estar elevado o suficiente. Pronto para essa peleja?

Parte 1 - Andar do relógio
OU: A batalha contra Dócrates

Na primeira parte, assim como na batalha contra Dócrates, você terá que enfrentar um grande e misterioso inimigo: o andar do relógio.

Corte os quatro lados do relógio, lembrando que um deles (o da foto) parecerá que está faltando algum pedaço. Não se preocupe, pois se você imprimiu no tamanho original, o arquivo sairá assim mesmo.

Cole os quatro lados do relógio como na foto

Para o teto da torre, basta recortar cada lado com cuidado, lembrando de remover a parte central indicada na foto

Eis o resultado do teto cortado

Agora você já pode montar o seu teto. Cole a base com a parte central cortada na parte indicada (como na foto).

Se você usar muita cola quente o resultado será desastroso como o dessa foto aí. Pra mim foi como a sequência de socos que o Dócrates dá no Hyoga quando ele está congelando suas pernas.

Com o teto feito, deixe ele de lado e corte a base da torre que fica entre o relógio e o andar das janelas. Feito isso, basta seguir o que eu fiz na foto e colar o andar do relógio nesta base. Só isso! Não vá teminar a base deste andar ainda.

Por fim, cole o último lado do andar do relógio.


Parte 2 - Colunas laterais do relógio
OU: A batalha contra Misty de Lagarto

Agora você começará a ser testado pra valer. Lembra quando o Misty dá uma sova no Seiya e depois ainda toma banho pelado no mar? Isso vai acontecer com a sua coluna caso você ainda não esteja dominando o uso da cola-quente.

A foto acima mostra uma das quatro colunas quase montada. Como você pode ver a cola deve ser feita inicialmente na altura toda da coluna. Só no final que você deve colar os cantinhos do alto da coluna.

O resultado é esse acima. Quatro colunas lindas e feitas. Igualzinho quando o Seiya acaba com o Misty, Moses e o outro zé-ruela de prata.

Para colar cada coluna no andar do relógio, basta ter calma e mãos firmes para não amassar tudo. O melhor aqui é que você poderá usar a sua mesa como guia, afinal, você ainda não colou a base do andar do relógio, lembra?

Só então cole a tal base e até mesmo encaixe o teto. Olha só que bonitão o resultado!

Parte 3 - Andar das janelas
OU: A batalha contra os Cavaleiros Fantasmas

Eu digo que aqui é igual enfrentar os Cavaleiros Fantasmas porque não há dificuldade alguma pra você que já montou o andar do relógio. Por isso, mãos à obra!

Mesmo esquema de antes. Recorte as laterais do andar e cole uma ao lado da outra como na foto.

Cole as laterais do andar das janelas na base que ficará logo acima das colunas.

Sabe a base que você acabou de colar as laterais do andar das janelas? Pois é, o outro lado tem um desenho com vários segmentos circulares. Corte todos eles como na foto.


Parte 4 - Base da torre
OU: A batalha contra Algol de Perseu

Quando eu ví essa base no começo eu pensei que viraria pedra caso não agisse rápido. Por isso, basta você ter paciência e persistência, que o inimigo aqui será "melzin-na-chupeta".

Agora é a vez da própria base ser feita. Após recortar as duas laterais e dobrá-las, basta encaixá-las como na foto, colando as laterais maiores.

Muito cuidado com esta borda indicada na foto. Pouquíssima cola e muita agilidade precisam estar no seu caminho aqui.


Parte 5 - As 12 colunas
OU: A batalha contra os 12 cavaleiros de ouro

Não que você enfrentará grandes desafios, mas aqui você precisará de um pouco de dedicação para o que vem logo mais. Ou seja, é hora de começar a pensar em elevar o seu cosmo até o sétimo sentido.

Comece recortando todos os 12 retângulos das colunas. Fácil fácil.

Estamos falando de cilíndros. Por isso, a melhor dica que eu faço aqui é para você usar qualquer objeto cilíndrico para dar forma a cada uma das colunas. No meu caso eu usei uma baqueta aqui do Rock Band (^^). Na hora de colar o cilíndro, cole primeiro as pontas e só depois o comprimento todo. É mais fácil, ainda mais porque estamos com a cola-quente.

Com as 12 colunas feitas, encaixe-as na base como na foto.

Ok, provavelmente você não conseguirá mantê-las em equilíbrio. Mas eu tenho uma dica: colar uma coluna na outra, lembrando de deixar a dobra de cada coluna para dentro (pra ficar mais bonito, é claro!)


Parte 6 - As colunas das donzelas
OU: A batalha contra Poseidon

Essa é a hora de você elevar seu cosmo até o sétimo sentido, transformar sua armadura em armadura dourada e, se preciso, até usar uma armadura de ouro. As colunas das donzelas testarão toda sua paciência. Se você levou 5 horas para chegar até aqui, tenha certeza que você levará praticamente outras 2 só nestas colunas. Mas vamos para a luta, pois nenhum inimigo é o bastante para quem está ao lado de Athena!

Recorte tudo! E organize! Esta é a melhor forma de você saber por onde começar e como fazer com que nada dê errado.

Recortado e organizado é hora de começar a dobrar tudo. Já tente fazer como eu fiz na foto, deixando de uma forma visível para que você já tenha uma pseudo-coluna.

Na hora de colar tenha muita paciência para que nada dê errado. Se você está arriscando a super-bonder aqui, eu te desafio a não colar nenhum dedo ou melecar o papercraft. Por isso que eu recomendo a cola-quente desde o começo.
Cole cada uma das três partes da coluna seguindo as indicações do papercraft. Por fim, cole uma parte na outra - finalizando pela parte da cabeça da donzela. É punk amigo, mas eu tenho fé que você consegue!


Parte 7 - Encaixando tudo
OU: A batalha contra Radamanthis de Wyvern

O Radamanthis é um bunda mole. Só escolhi ele aqui porque estamos chegando no final da nossa empreitada pelo relógio do Santuário. É hora de aparar as arestas e colar tudo que falta.

Cole as colunas das donzelas nas laterais do andar das janelas igual fez com o andar do relógio.

Atente-se em colar a "cabeça" de cada donzela na base do andar do relógio.

Pra fechar com chave de ouro, basta encaixar uma parte na outra com muito cuidado.

Parte final - Preparando a foto!
OU: Assistindo o encerramento do desenho

   

Boa sorte e boa criação.

Um comentário:

  1. oi procurei lá no site q vc deixou mas o arquivo pdf deles não abre. vc ainda tem o seu? ficaria muito feliz se pudesse me mandar jediel_sb@hotmail.com sua arte ficou show.

    ResponderExcluir