quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mais dicas de manutenção e cuidados com os Cloth Myth

Depois de ouvir e ler excessivas histórias de pintura se descascando nos bonecos, pesquisei muito sobre isso em fóruns, sites e com especialistas em pintura e modelismo; e vos trago a melhor solução encontrada:

RESTAURAÇÃO

Peças Descascando:
Se for o início, ou seja quando ainda está trincando a pintura, o melhor a fazer é aplicar sobre toda a peça uma fina camada de "Verniz Acrílico Brilhante", facilmente encontrado em papelarias, casas de modelismo ou casas de pintura a óleo.
Esse mesmo verniz deve ser aplicado com pincel fino.

Se for num estágio onde já caiu parte da pintura a coisa torna-se um pouco mais complicada.
Será necessário adquirir um removedor ou solvente especial para tinta acrílica (alguns especialistas disseram que acetona de esmalte também serve, mas fico na dúvida) para remover por completo a tinta da peça.
Uma vez feito isso, a peça deverá ser repintada com uma mistura de tinta semelhante a orignal (para esta mistura recomenda-se consultar um pintor de modelismo), e esta pintura deve ser feita exclusivamente com aerógrafo para não engrossar a peça.
Passada 2 camadas de pintura a aerógrafo, deve-se então com o pincel fino aplicar o "Verniz Acrílico Brilhante" que irá dar a proteção para esta peça.

Peças Enferrujadas:
Utilizar um produto de limpeza de metais (Brasso por exemplo), aplicar num cotonete, e com paciência ir tocando a parte enferrujada até que ela esteja limpa.
Se for em juntas, deve-se articular a junta enquanto se aplica o produto. E ao termino da aplicação, aplicar óleo de máquina em um cotonete e suavemente tocar 3 a 5 vezes a junção a fim de apenas molhar e não saturar a junta.

Peças de encaixe desgastadas:
Exemplo: "O pino ficou mais estreito que o buraco onde ele originalmente se encaixava".
Aplicar uma ou mais camadas de esmalte incolor, no pino até que ele novamente seja encaixado no local de origem.
Caso seja o buraco que alargou(buraco de plástico e pino de metal), aplicar com um cotonete o esmalte no buraco a fim de minimizar-lo.

MANUTENÇÃO

Limpeza:
Use um pincel de cerdas macias, com o pincel, mas apenas faça movimentos suaves para tirar o pó, ainda que demore é melhor ter paciência do que destruir a pintura.

Proteção:
Guarde-os longe de:
-Raios solares (Sol)
-Poeira (dentro de armários)
-Umidade
-Janelas (prefira a parede oposta a janela)
-Crianças (hauhauahuahuahua)
-Mãos (a gordura das mãos é um grande vilão para a pintura)
Uma sugestão para os CM é o uso dos pedestais, pois neles é possível pegar o CM pelo pedestal e olhar, sem ter contato com a peça.
Importante também:
-Lavar as mãos antes de tocar um CM.
-Evitar de fazer poses excessivas nos CM, pois a articulação desgasta as juntas.
-Evitar poses que enfrentem a gravidade, (braços fazendo angulo 90º com o corpo).

3 comentários:

  1. Recebi meu Cloth a pouco tempo mais já notei alguns descascos pequenos nas partes de plastico (as de metal cobre esses pequenos defeitos), queria saber se é aconselhado ja passar o Verniz Vitral Brilhante para proteger as peças?

    ResponderExcluir
  2. Vou começar à colecionar agora. Pode de início já passar o Verniz Acrílico Brilhante mesmo não tendo nenhum defeito na pintura? Conservará para sempre ou por muitos anos?

    ResponderExcluir
  3. Estou com um problema no escudo do dragão v3 oce da Greta Toys. Ele caiu da braçadeira e o pino que tem no escudo não fica preso no buraco da braçadeira. Ambos são de metal. Utilizo esse esmalte incolor que você falou? Que tipo de esmalte é esse?

    ResponderExcluir